Início Produtividade Produtividade de milho por hectare: estime a da sua lavoura antes da...

Produtividade de milho por hectare: estime a da sua lavoura antes da colheita

Produtividade de milho por hectare: veja como fazer a estimativa antes da colheita e se prepare melhor para essa operação, além de outras informações e dicas sobre o assunto! 

A produtividade de uma lavoura de milho é um dos principais indicadores para determinar se uma safra foi boa ou não. É quando verificamos se todo o investimento deu resultado. 

Conseguir estimar a produtividade antes da colheita possibilita fazer o planejamento dessa operação de modo mais assertivo, além de já conseguir ter uma ideia se os investimentos se pagaram ou não. 

Confira neste artigo mais sobre a produtividade de milho por hectare e como podemos estimá-la antes da colheita! 

Qual a produtividade média de milho no Brasil? 

Segundo a CONAB (2021), a produtividade média de grãos de milho do Brasil foi de 4.366 kg.ha-1 na safra 2020/2021.  

Porém, a safra Brasileira de milho é dividida basicamente em 1ª e 2ª safra, e a produtividade de milho cultivado na 1ª safra foi de 5.687 kg.ha-1 na safra 2020/2021, sendo maior que na 2ª safra, que foi de 4.050 kg.ha-1 (CONAB, 2021). 

Lembrando que o cultivo na 1ª safra é realizado em épocas preferenciais de semeadura, coincidindo parâmetros meteorológicos e aspectos fisiológicos inerentes à própria planta de milho que otimizam a sua capacidade produtiva. O cultivo 2ª safra (safrinha) tem recebido investimentos e atenção do agricultor, porém as produtividades são mais baixas nas semeaduras dessa época. 

Qual a produção média de um hectare de milho?

As produtividades médias atingidas no Brasil ficam abaixo da produtividade potencial da cultura do milho, que segundo Yamada (1997), pode atingir 31.000 kg.ha-1.  

Por outro lado, Sangoi et al. (2019), obtiveram produtividades superiores a 18.000 kg.ha-1, trabalhando com condições de alto nível tecnológico e época preferencial de semeadura.  

Além da interferência do nível tecnológico adotado na lavoura, a produtividade de milho é influenciada principalmente pelo genótipo utilizado, doses de fertilizantes, época de semeadura, arranjo populacional de plantas e manejo fitossanitário (SANGOI et al., 2010). 

Como estimar a produtividade do milho? 

É possível determinar a produtividade de milho por hectare antes da colheita e isso nada mais é que uma estimativa, onde a produtividade é obtida baseada em coletas realizadas em alguns pontos de uma área, que são extrapolados para representar a área total. 

Para isso, os pontos de coletas para a amostragem devem ser representativos, ou seja, os locais devem ser escolhidos aleatoriamente. 

Por isso, é importante evitar manchas de solo que subestimem ou superestimem o resultado, e consequentemente mascarem o resultado.  

Embora existam vários métodos para a amostragem para essa determinação, veremos a seguir um método assertivo e prático: 

Método de determinação da produtividade baseado em área de 10 m² 

  • Com o auxílio de uma trena, determine o comprimento da linha para que o ponto de coleta corresponda a 10 m²; 
  • Para saber o comprimento necessário, é preciso saber o espaçamento entre linhas utilizado.  

Na tabela abaixo, é possível identificar o comprimento necessário de linha, de acordo com o espaçamento entrelinhas, para uma amostragem de 10 m². A amostragem pode ser feita em uma única linha ou ser dividido em duas linhas. 

  • Colete todas as espigas na área de 10 m²; 
  • Com o auxílio de uma trilhadora, determine o peso dos grãos daquela amostra; 
  • Com o auxílio de um medidor de umidade, determine a umidade e padronize para 13% utilizando uma regra de 3; 
  • Com resultado obtido, faça uma regra de 3 ou multiplique por 1000, e terá a produtividade por ha; 
  • Faça mais de uma amostragem e depois utilize a média. 

Exemplo: 

1 amostra em 10 m²; 

Amostra 1 = 12,5 kg com umidade de 16% 

Padronização da umidade para 13%  

X = peso úmido x (100 – umidade da amostra)/(100 – umidade desejada) 

X = 12,5  × ((100-16)/(100-13)) 

X = 12,5 x 0,9655 

X = 12,065 kg da amostra (13% umidade) 

Produtividade (kg.ha-1) 

10m²       —    12,065 kg 

10000m²  —      X 

X = (10000 . 12,065)/ 10) 

X = 12.065 kg ha-1 ou 12,06 toneladas por hectare ou aproximadamente 201 sacos de 60Kg de milho por hectare

Custo de produção de milho por hectare 

O custo de produção de milho varia de acordo com o nível tecnológico adotado para o cultivo, pois a quantidade aplicada de insumos irá interferir nos custos. Além disto, os preços apresentam variação de acordo com a localização no país. 

Informações disponibilizadas pela EPAGRI/CEPA (2021), mostram que uma lavoura de milho de média tecnologia, com investimento realizado para uma expectativa de rendimento de 140 sacas.ha-1, possui um custo estimado R$ 5.708,67.  

Para nível alto de tecnologia e expectativa de rendimento de 180 sacas. ha-1, o custo total é estimado em R$ 8.210,31. Foram considerados como componentes do custo, os insumos, mão de obra, serviços mecânicos, entre outros (Tabela 2). 

Os insumos, que compreendem sementes, fertilizantes e agrotóxicos, são responsáveis pela maior parte dos custos de produção, cerca de 53 e 60 % de todo o investimento nos níveis médio e alto de tecnologia, respectivamente. 

É importante que haja compatibilidade entre o nível tecnológico adotado pelo produtor e a sua realidade econômica. Expectativas de rendimentos maiores exigem maiores investimentos.  

Estimar a produtividade de milho é muito importante para saber se a produtividade almejada foi atingida e, portanto, saber se o desempenho produtivo está de acordo com o planejado. 

Conclusão

O conhecimento dos custos de produção e a produtividade de cada área da propriedade é de extrema importância para o controle das finanças e lucratividade da atividade agrícola. 

Para o sucesso técnico e financeiro da atividade, é importante levar em consideração a realidade econômica do produtor, e independentemente do nível tecnológico adotado, é muito importante atingir a produtividade almejada. 

Referências Bibliográficas 

*Colaboração de Hugo François Kuneski, técnico em Agropecuária e Engenheiro agrônomo no Instituto Federal Catarinense Campus Rio do Sul (IFC-Rio do Sul); Mestre e Doutorando em Produção Vegetal no Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV-UDESC). 

CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento). Acompanhamento da safra brasileira: grãos 2021/2022. Disponível em: < https://www.conab.gov.br/component/k2/item/download/39691_7cfce4cdbe69deafc9a9a0cad72d554d>. Acesso em: 27 nov. 2021. 

EPAGRI/CEPA (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola). Custo de Produção. 2021. Disponível em: < https://cepa.epagri.sc.gov.br/index.php/produtos/custos-de-producao/>. Acesso em: 27 nov. 2021. 

SANGOI, et al. Estratégias de manejo do arranjo de plantas visando otimizar a produtividade de grãos do milho. Revista Brasileira de Milho e Sorgo, v. 18, n. 1, p. 47-60, 2019. 

YAMADA, T. Adubação nitrogenada do milho: quanto, como e quando aplicar. Informações Agronômicas, v. 74, n. 1, p. 1-5, 1996. 

SANGOI, L.; et al. Ecofisiologia da cultura do milho para altos rendimentos. Lages: Graphel, 2010. 87p

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EVENTOS PARCEIROS

Mais Lidas

Fenologia do milho: entenda o ciclo e estádios da cultura

Fenologia do milho: Entenda quais são os estádios fenológicos e como identificar cada um delesA fenologia é o...

Sorgo: entenda mais sobre seu cultivo e vantagens

Sorgo: como é esse cultivo, seu uso na alimentação animal, comparação com milho, vantagens e mais informações.Em meio...

Plantabilidade: importância e como corrigir falhas

Plantabilidade: entenda o que significa, como calcular o número de plantas e de adubo por metro linear e mais!

Principais plantas daninhas no milho e seu manejo

Plantas daninhas no milho: veja qual o período mais crítico nesta cultura, as principais espécies, como fazer o controle e outras informações.

ZARC – Zoneamento Agrícola de Risco Climático: como usar para melhorar sua gestão de riscos

ZARC: como o Zoneamento Agrícola de Risco Climático funciona e como ele pode te ajudar a ter uma safra ainda melhor.