Híbridos disponíveis garantem aumento de ganhos com redução de custo das dietas e concentração de energia.14
A silagem de qualidade faz toda a diferença no resultado obtido na produtividade e na saúde animal. Um exemplo para o ganho significativo é a produção de silagem de espiga ou “snaplage”, uma alternativa a mais para os pecuaristas e ainda pouco explorada nas regiões produtoras de leite e carne no Brasil. O snaplage é uma modalidade de alimento obtida a partir do milho, colhendo somente a espiga.
Segundo João Vicente, gerente da Sementes Biomatrix, essa é uma tecnologia recente no Brasil e pouco conhecida pelos produtores de leite. No entanto, a Sementes Biomatrix tem acompanhado o interesse e o emprego do snaplage por pecuaristas de Minas Gerais. “Visitamos fazendas em Patrocínio e Curvelo que investiram nesta modalidade de alimento e percebemos que há interesse de mais produtores em experimentar esta nova tecnologia”, afirma.
Ao colher a espiga úmida, é possível um incremento em torno de 25% de matéria original, quando comparada com a colheita do grão apenas. A proporção do aumento está relacionada com a escolha do híbrido, bem como com a condução da lavoura. “O grau de investimento feito pelo produtor, somado à utilização das melhores práticas agronômicas, proporcionarão o aumento de produtividade e, consequentemente, tornam viável a adoção desta tecnologia”, explica Vicente.
Com relação à escolha adequada de híbridos, a busca é por variedades de alto potencial produtivo de grãos, com sanidade comprovada, de sabugo fino e grãos profundos. Além disso, o grão deve ter textura dentada ou semidentada, descompactado, o que causará um processamento mais eficiente e, consequentemente, o aumento no aproveitamento ruminal.
Quanto à produção das vacas, o snaplage tem condições de aumentar a produção de leite pelo melhor aproveitamento de rúmen. “É uma silagem com efeitos positivos no aumento da digestibilidade, por conta de uma fermentação saudável (rica em ácido lático e amilase) decorrente das boas práticas de manejo no momento da ensilagem”, explica o médico veterinário Luis Eduardo Zampar. A aplicação de inoculante na ensilagem do snaplape é uma ferramenta importante para garantir os melhores resultados na fermentação e a rápida estabilidade anaeróbia do silo.
“Sabemos que a utilização de silagem de grão úmido ou reidratado não prejudica a composição do leite em dietas balanceadas e isso nos faz crer que o snaplage também não trará prejuízos”, afirma Vicente. Por fornecer fibra, é possível ter também benefícios à saúde de vacas de alta produção, reduzindo a possibilidade da ocorrência de quadros de acidoses, que são altamente nocivas no sistema de produção, causando desconforto e queda na produção de leite e até situações mais graves, como o descarte ou a morte do animal.
Silagem de alta qualidade
Hoje existem produtos específicos para silagem de alta qualidade. “Esse tipo de produção é uma excelente estratégia para armazenamento de alimentos nas fazendas. Por meio das tecnologias disponíveis é possível obter um alimento conservado, de alta qualidade e concentração de energia. Por consequência, haverá diminuição dos custos das dietas, com a redução do uso de concentrados, aumentando os ganhos tanto em saúde animal quanto em produtividade, melhorando a rentabilidade de toda a cadeia”, explica Antonio Benedetti Junior, coordenador regional de Negócios da Sementes Biomatrix.
Produzir silagem é uma prática largamente utilizada no Brasil, aceita em todas as espécies animais (bovinos de corte e leite, ovinos e equinos), mas que necessita de total atenção aos detalhes, pois, na maioria das propriedades ocorrem perdas durante o processo.
A silagem pode representar um ganho expressivo ao produtor no final do processo,, porém essa conta só será positiva se a escolha da semente de milho for realizada com sabedoria, bem como se a condução no campo e processo de armazenamento da silagem forem bem feitos.
Hoje são desenvolvidos produtos específicos para esse fim. Um exemplo é a empresa Sementes Biomatrix, que pesquisa e desenvolve híbridos destinados à produção de silagem de alta qualidade nutricional. A empresa faz parte do Grupo Agroceres, que conta com uma unidade de Nutrição Animal, com grande participação no segmento de bovinos e especialistas no assunto.
“A Sementes Biomatrix especializou-se em buscar híbridos mais específicos para o segmento, capazes de garantir maior digestibilidade para ruminantes. Isso se confirmou no campo, onde os pecuaristas de leite e de corte já perceberam as vantagens dos híbridos que oferecemos ao mercado”, complementa Benedetti.
A empresa investe em pesquisa e desenvolvimento para fornecer os melhores materiais aos produtores, tanto para leite quanto para corte. Trata-se de uma ação conjunta entre agrônomos, veterinários e nutricionistas, acompanhando cada etapa do processo, desde o plantio até o produto final (leite/carne).
Sobre Sementes Biomatrix
A Sementes Biomatrix, empresa brasileira que integra o Grupo Agroceres, possui o que há de mais avançado em tecnologia e pesquisa para sementes de milho e sorgo, gerando uma seleção de híbridos em genética e adaptação por ambiente de referência. Os produtos resultam de anos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de agricultura, pecuária e nutrição animal, com a melhor genética e tecnologia de sementes para aumentar a produtividade no campo, proporcionando máxima adaptação e retorno ao agricultor e pecuarista. Com atendimento exclusivo e diferenciado, nossa equipe de especialistas está sempre à disposição para recomendar o melhor produto e atender as diversas necessidades, seja na lavoura quanto na produção de mais leite e carne.
Informações à Imprensa:
Ana Carolina Silveira / Angela Gusikuda / Leila Justo
(19) 3305-2887 / 9 9791-8261