Enter your email Address

Início Sementes Beneficiamento de sementes de milho: veja todas as etapas e importância

Beneficiamento de sementes de milho: veja todas as etapas e importância

0
beneficiamento

Beneficiamento de sementes: conheça todas as etapas desse processo e veja o que é preciso para obtenção de sementes de alta qualidade. 

Você talvez já tenha ouvido falar sobre uma unidade de beneficiamento de sementes (UBS) mas você sabe sua importância para uma boa lavoura de milho? 

O beneficiamento é um dos passos a serem seguidos para obtenção de sementes de alta qualidade. E é somente com sementes de qualidade que você poderá obter altas produtividades. 

Aqui veremos como esse processo é feito e os principais pontos de atenção para se obter sementes de alta qualidade. Confira! 

O que é beneficiamento de sementes? 

A máxima qualidade das sementes é função direta das condições de produção no campo, ou seja, a qualidade de semente se obtém no campo.  

No entanto, depois de colhida, as sementes contêm materiais indesejáveis que devem ser removidos a fim de facilitar a secagem, o armazenamento e a semeadura. Por isso, o beneficiamento se faz necessário para obtenção de lotes de sementes de alta qualidade. 

Ou seja, nada adianta um bom trabalho em campo se o beneficiamento não for bem feito, enquanto um bom beneficiamento também não salvará sementes provenientes de um campo ruim.  

A complementação dessas etapas é fundamental para que a semente chegue até você em ótimas condições. 

Nós da Sementes Biomatrix prezamos por excelência, e é por isso que contamos com um sistema de beneficiamento moderno e eficiente que garante que os nossos clientes recebam o que há de melhor em termos de sementes híbridas de milho e sorgo. 

O que é uma Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS)? 

Uma UBS engloba o conjunto de infraestrutura industrial necessária para a realização de todos os processos em que a semente é submetida depois de colhida, desde a sua recepção na unidade de beneficiamento de sementes (UBS) até a embalagem e distribuição ao cliente (revendas e produtor rural). 

Por isso não podemos chamar uma UBS de Fábrica, apesar de ser considera uma indústria de grande porte, a denominação correta é mesmo Unidade de Beneficiamento

Portanto, o objetivo principal de uma UBS não é melhorar a qualidade da semente em si, mas sim de maximizar a qualidade dos lotes de sementes, assegurando que estas atendam aos padrões de qualidade exigidos. 

default

Diferenças do beneficiamento de sementes de milho 

Durante a produção das sementes o potencial máximo de qualidade é atingido quando as sementes acumulam o máximo de matéria seca, esse momento é conhecido como ponto de maturidade fisiológica.  

Nesse ponto a umidade das sementes ainda é elevada, por volta de 35%, mas se as sementes não forem colhidas é como se estivéssemos armazenando essas sementes no campo.  

Assim, elas estariam sujeitas a condições adversas de temperatura, umidade, pragas e microrganismos que podem provocar perdas qualitativas e quantitativas. 

Por essa razão, a colheita das sementes de milho é realizada em espiga e com alta umidade, tornando fundamental o rápido processamento das primeiras etapas do beneficiamento.   

A manutenção por um período elevado desta umidade contribui para acelerar o processo de deterioração das sementes em função das atividades metabólicas, do consumo de reservas, liberação de energia, além da diminuição da sanidade das mesmas.  

Para tornar essa colheita viável, todos os híbridos de milho da Sementes Biomatrix são colhidos em espiga com palha para assim garantir a máxima qualidade de nossos produtos. 

Como é o processo de beneficiamento do milho? 

A seguir vamos passar por um tour descritivo do processo de beneficiamento de sementes na UBS da Sementes Biomatrix. Iniciando pelas primeiras etapas do beneficiamento, que são a recepção dos cultivares na UBS e a despalha automatizada das espigas.  

Assim que as sementes chegam na UBS é realizado o monitoramento da temperatura das cargas e de cada carreta é retirada uma amostra para verificação da umidade do material, essas informações são fundamentais para determinar o protocolo da etapa de secagem que veremos mais à frente. 

Após esse monitoramento as espigas são descarregadas e transportadas para as despalhadeiras automáticas, que farão a retirada da palha, durante esse processo são feitas inúmeras regulagens para evitar danos mecânicos nas sementes e garantir o maior aproveitamento.  

Com essa etapa realizada, temos um processo muito importante que é seleção automatizada e manual criteriosa, com dupla checagem, para garantir a seleção somente das espigas que atendem o nosso alto padrão de qualidade.

Feito isso, passamos para a secagem. Para definir o protocolo de secagem levamos em conta o material genético, a umidade de chegada a empresa e a temperatura da carga. Com esses pontos definidos, inicia-se o processo de secagem.  

É importante ressaltar que a secagem é realizada em baixas temperaturas (de 34 a 40°C), preservando a qualidade das sementes de milho. 

Esse processo é controlado por automação, certificando que as sementes tenham uma secagem confiável e segura em termos de temperatura e umidade. 

A secagem artificial traz inúmeros benefícios, pois todos os fatores são controlados, desde a temperatura, quantidade de ar, até a velocidade da secagem.  

Tudo é feito para garantir que a qualidade das sementes se mantenha, o que não é possível quando as sementes secam no campo e é feito a colheita a granel. 

Na UBS da Sementes Biomatrix esse processo é realizado por um sistema de automação moderno e seguro. 

Após a secagem, são realizadas a debulha das espigas e a pré-limpeza das sementes.  

Posteriormente é realizado o processo de classificação das sementes, separando-as em relação a largura, espessura e comprimento, além do peso específico ao final do processo. 

Assim garantimos que um lote tenha uniformidade e sementes com alto potencial de germinação, promovendo um plantio com fácil regulagem, evitando falhas e duplas na lavoura. 

Tratamento de Sementes Industrial (TSI) 

Após os rigorosos testes de controle de qualidade que a Sementes Biomatrix possui, os lotes de sementes aprovados são liberados para receber o tratamento industrial. 

Esse tratamento ocorre com equipamentos modernos que aplicam doses precisas de produtos (inseticidas/fungicidas) que darão as sementes alta performance e a capacidade de gerar plantas vigorosas e sadias, garantindo uma safra forte e produtiva no campo.  

Por fim, ensacamos as sementes tratadas em embalagens adequadas. 

Para o armazenamento adequado, todas as nossas sementes são acondicionadas em ambientes climatizados, ou seja, com controle de umidade e temperatura atendendo parâmetros ideais para preservar a qualidade das sementes.

Conclusão 

Aqui você viu o que é o beneficiamento de sementes, seu objetivo e suas principais etapas, sendo que todas elas precisam ser realizadas com atenção e cuidados para a obtenção de sementes de alta qualidade. 

Na Sementes Biomatrix, todas as etapas do processo são realizadas de forma padronizada, seguindo procedimentos rigorosos e com a equipe treinada massivamente para que tudo seja realizado nos mais altos padrões de qualidade exigidos pela empresa. 

Além disso, nós da Sementes Biomatrix prezamos por excelência e, por isso, contamos com um processo de beneficiamento moderno e eficiente, resultado de grandes investimentos. 

Com isso, garantimos confiabilidade e segurança em todas as etapas para a entrega do que há de melhor em termos de sementes de milho e sorgo. 

*Colaboração de Felipe Oliveira Faria, engenheiro de produção, especialista em gerenciamento industrial e de projetos. 

Você conhecia todas essas etapas do beneficiamento de sementes? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo! 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile